sábado, 25 de maio de 2019

UMA FOLHA SECA (POEMA EN PORTUGUÉS)








Uma folha seca de uma árvore qualquer
Entrou pela minha janela.
Mas que acontecimento tão misterioso!
E a mim pareceu-me imperioso
Escrever e falar dela.

Vejo a folha desde vários ângulos e esquinas
Tentando eu agora decifrar este ato,
As possíveis razões que a folha teria
E aquilo que realmente desejaria
P'ra entrar neste quarto.

É difícil desvendar porque a folha é muda
E possui uma cor acastanhada
E eu diria que pelo tom que tem
Um pouco mais amarelada, vendo bem,
Talvez traga consigo corações e espadas.

Então a folha repousa na mesa com aquela certeza  
De que me vai embriagar de mistérios
Como se eu já não vivesse dentro destas poesias
Que me lançam ao pátio das tristezas e das alegrias
P'ra escrever estes versos etéreos

No fim de tudo isto, esta folha não me confessou nada
Acabou por guardar silêncio até a vinda da alvorada
Quando uma brisa irrompe pela janela
E ao compasso da mesma, no ar límpido da manhã,  
Esta folha seca decide voar com ela...


RS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Como um sonho numa noite de verão

Como um sonho numa noite de verão De janelas abertas e cortinas brancas Por onde passa uma fresca e doce brisa Assim és tu com o teu s...